sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cruzeiro também pensa na copa do mundo.

Clube mineiro pretende ser um bom anfitrião durante o mundial de 2014.


    A copa do mundo no Brasil ainda está longe, mas as obras em todo país seguem em ritmo frenético para o cumprimento dos prazos estipulados pelo comitê organizador. Num outro viés, longe de toda confusão de obras e infra-estrutura, existe um diferente, mas não menos importante aspecto a ser levado em conta, que é a acomodação das seleções participantes. Em Belo Horizonte, representantes da FIFA vieram conhecer os possíveis locais para treinamento das seleções, e os grandes clubes da capital, com seus centros de treinamento seguem como favoritos a acomodarem alguma delegação durante o mundial.
   É o caso do Cruzeiro, que segundo seu assessor se imprensa, Guilherme Mendes, espera receber uma seleção para treinamentos durante a copa. Ele afirma que as primeiras avaliações do centro de treinamento foram muito preliminares e superficiais, e que o clube espera uma resposta definitiva num prazo de seis meses a um ano.
  Segundo Guilherme, seria uma honra para o Cruzeiro receber uma seleção durante o mundial, tendo em vista a visibilidade que tal fato proporcionaria ao clube no cenário esportivo internacional. Mendes afirma que o clube não tem preferência por nenhuma seleção, mas acredita que Itália ou Portugal podem ser as seleções a passarem por Belo Horizonte, isso pela grande colônia dos dois países no estado. Ele diz que apesar do mundial ainda estar longe, o departamento de marketing já trabalha forte, idealizando estratégias de recepção para uma seleção que venha a se acomodar na Toca da Raposa 2, mas que esse tipo de decisão tem que ser pensada com calma, afinal as estratégias de recepção e acomodação vão depender muito de qual seleção virá, para melhor adequação a seus costumes e cultura.
   O assessor do Cruzeiro disse ainda que o CT deve passar por melhorias para atender as necessidades da seleção visitante: “A toca precisa passar por uma remodelação, pois nossa área foi projetada pra receber um time de futebol, não uma delegação de copa do mundo, nossa área de imprensa recebe em média 20 jornalistas, num período de copa do mundo seriam 200 jornalistas”,comentou.
   Perguntado se seria um sonho distante receber a seleção brasileira na Toca, devido ao jogo de interesses que sempre favorece o eixo Rio/São Paulo, Guilherme não entrou na polêmica levantada e foi político: “Não existe por parte da CBF uma definição quanto onde a seleção brasileira ficará, mas a tendência é que a seleção dispute a primeira fase no Rio(de Janeiro) ou São Paulo, pois lá possui mais estrutura para imprensa, e também os dois maiores estádios do país.” Afirmou o assessor.
  Ele afirmou ainda que os dirigentes do clube foram questionados sobre um possível uso da Toca da Raposa 1 durante o mundial, mas segundo ele, o espaço do Centro de Treinamentos, que atualmente abriga as categorias de base do time deverão ser usadas pelo time principal no período de pré copa e copa, que devem durar entre 50 e 60 dias.



Ouça um pequeno trecho da entrevista de Guilherme Mendes.




Leia mais sobre a copa em Belo Horizinte
Uma geral sobre o mundial

A visita à Toca da Raposa

Complexo Mineirão-Mineirinho

Um comentário:

  1. Renam,
    a pauta é boa, o entrevistado também. Nenhuma foto??????? Ela daria legitimidade à sua matéria. A entrevista com o assessor do Cruzeiro ficou bacana.
    Abraço,

    ResponderExcluir